Blog da Rede Software

Veja como vai funcionar o Pix



O Pix é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central que promete deixar ainda mais obsoletos os meios de pagamento tradicionais, como transferências bancárias tipo TED, Doc, boleto e cheque. A ferramenta, além de mais prática e rápida, dispensa pagamento de taxas, tem tudo para ser a opção mais usada para transferências e pagamentos a partir de 16 de novembro deste ano.

Dez segundos. Esse é o tempo máximo da transação feita por pessoas físicas e jurídicas pelo Pix, através de um aplicativo de celular.

O sistema foi criado pelo Banco Central, mas as instituições financeiras é quem irão oferecer esse serviço. Assim como um DOC e TED, o Pix vai aparecer como alternativa na hora que alguém for efetuar pagamentos ou transferências. Outros meios de pagamentos como PicPay, PagSeguro, Mercado e fintechs como Nubank também poderão disponibilizar o serviço. 

Como o PIX funcionará?

Para ser usuário do sistema o primeiro passo é criar a chave Pix, usando os canais de atendimento da instituição financeira ou banco o qual tem conta. E para criar essa chave, a empresa ou pessoa física necessita informar CPF/CNPJ, e mail, número de telefone ou a chave aleatória, que nada mais é do que um login.

Já as empresas poderão agregar o Pix em sua forma de pagamento através de um QR Code. No fechamento da compra, o cliente escolhe o Pix no seu aplicativo e captura a imagem do QR Code. As principais vantagens do Pix são:

Serviço disponível 24 horas do dia, todos os dias, inclusive finais de semana. As transações serão concluídas em menos de 10 segundos e será gratuito para pessoas físicas, inclusive MEIs (microempreendedores individuais). Já para transações entre empresas, as instituições financeiras poderão cobrar uma taxa.

Não será necessário baixar nenhum aplicativo para usar o pagamento em tempo real. Assim como hoje estão liberadas as opções de TED e DOC nos aplicativos próprios das instituições financeiras, o Pix deverá aparecer para o usuário como uma alternativa.

A Rede Software já está se mobilizando para inserir o Pix em seu sistema de gestão, o SGCI:

?Em breve nossos clientes já poderão oferecer essa opção de pagamento na hora de fechar uma venda?, explica Gustavo de Sousa proprietário da Rede Software