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Turbine o seu e-commerce (Parte 1)




O comércio digital tem sido a solução para muitas empresas do mundo inteiro. Mesmo com a retração visível do consumo no início da pandemia, hoje é notório um movimento bem maior de compras pela web.

Quem já tinha seu e-commerce, tem potencializado seus investimentos nisso e quem está iniciando, deve percorrer o mesmo caminho. Quem ainda não dispõe de loja virtual, anda abrindo novos canais de de atendimento online. Mas é preciso ser ágil para obter resultados satisfatórios.

Uma pesquisa da ABCcom, mostrou que o comércio virtual brasileiro cresceu cerca de 47% em abril de 2020. A curva de crescimento atual supera todas as expectativas. No mesmo mês de abril, a média de compras de um consumidor chegou a R$ 492,43, demonstrando um aumento de 18% em relação ao mês de março.

Outra coisa que deve ser observada é a linguagem usada pelo seu marketing nesse momento delicado.

Separamos algumas customizações que o seu e-commerce deve fazer já:

1. Segurança em primeiro lugar

Segundo a lei do E-commerce (Decreto 7.962/13), todas as lojas virtuais necessitam informar claramente ao consumidor dados como: Razão social, CNPJ/CPF, endereço físico, assim como todas as informações de produto, preço, pagamento, devoluções e trocas. Informar tudo isso de forma visível contribui para que o consumidor tenha mais segurança e decida pela compra, até porque as fraudes digitais estão aumentando e se faz necessário garantir que o seu site é um local seguro.

E por falar em segurança, é preciso ressaltar a importância dos selos que a sua loja deve ter. Tais selos são respaldados por instituições sérias como a Reclame Aqui, Certising, Site Blindado, Compre&Confie e Ebit. Para ter um selo, o empresário só precisa se cadastrar. O melhor de tudo é que não precisa pagar nada por isso.

Outro protocolo relevante é o cadeado na barra do navegador. Para isso, é preciso um certificado ssl, o qual ativa o HTTPS, exibindo assim o cadeado que já virou um símbolo de ambiente virtual seguro. Tal certificado tem um custo e pode levar um pouco mais de tempo até ser liberado.

2- Atendimento rápido e mais humanizado

Nunca se falou tanto na importância de um atendimento diferenciado. A lei determina um bom atendimento, mas o empresário antenado o faz  não somente por lei.

Muita gente está fazendo suas compras pela web pela primeira vez e esse cuidado termina quebrando a barreira do medo e desconfiança. Esteja disponível, tenha um tom amigável e seja eficiente no atendimento, evitando o mínimo desconforto do consumidor.

Especialmente nesta época de crise, o bom atendimento no e-commerce é essencial para transmitir segurança. Como vimos, muitos clientes estão fazendo suas primeiras compras online ou estão receosos de gastar o seu dinheiro e não querem cair em roubadas.

3- vitrine:  Ótima impressão  à primeira vista

A primeira página do seu e-commerce  diz muito do que o consumidor pode encontrar lá dentro da loja, por isso capriche nesse detalhe. Pense nos produtos que mais merecem destaques nesse momento.

Se você trabalha com roupa, por exemplo, uma vitrine com peças confortáveis pode chamar mais atenção nesse momento do que roupas de festa, afinal estamos todos em casa. Mas sem esquecer que precisamos estar razoavelmente bem vestidos nas reuniões virtuais.

4- Produtos: Imagem é tudo!

Site com imagens profissionais causam muito mais impacto e geram mais segurança no consumidor, por isso invista nesse quesito também. Uma boa imagem é aquela que mostra o produto real, sem filtros e isso termina gerando menos trocas e devoluções. Os vídeos são muito bem vindos para mostrar detalhes das peças.

5- Descreva os produtos com riqueza de detalhes

Tão importante quanto uma boa imagem, é uma excelente descrição do produto oferecido. A descrição também pode ajudar a posicionar a sua página no Google nas buscas relacionadas àquele produto. Ainda não pensou sobre isso? Estude sobre buscas no Google e SEO.

Use e abuse dos recursos: Avaliações dos clientes (as famosas estrelinhas), perguntas e respostas, tabela de medida bem detalhada e provadores virtuais.

Essas são medidas bem básicas que não podem faltar num e-commerce. Se ainda não começou o seu, não perca tempo, pois esse é o comércio do agora e com grandes chances de seguir em alta por um bom tempo.