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O SPED da sua empresa chega ao contador com muitos erros?



O departamento fiscal é uma das áreas essenciais para a continuidade das operações de uma empresa. Independentemente do segmento de atuação ou do porte do seu negócio, todas as pessoas jurídicas brasileiras precisam lidar com inúmeras exigências legais relacionadas a tributos e diversas mudanças na legislação sobre o tema.

Hoje, vamos falar sobre um documento fiscal importante: O SPED. Ele nada mais é do que a Escrituração Fiscal Digital ? EFD, um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

O SPED deve ser enviado mensalmente ao governo através de um arquivo digital no formato txt que é submetido ao Programa Validador e Assinador (PVA). A maioria das empresas tem contador terceirizado, portanto envia seu SPED para a contabilidade revisá-lo e em seguida enviar para a Receita Federal.

Quando o contador imputa o SPED do cliente no seu sistema contábil, alguns erros podem aparecer. Existem diversos parâmetros dentro do nosso sistema que devem estar bem configurados para que o SPED saia sem erros.

A parametrização varia de acordo com o estado que a empresa está sediada, o ramo do negócio, o segmento e o sistema de tributação escolhido. Além da parametrização fiscal, existem dados que se não forem preenchidos nos documentos fiscais apontarão erros no SPED.

O analista fiscal deve sempre ficar atento ao erro que foi apontado pela contabilidade no SPED. Após corrigi-lo pontualmente no documento fiscal que foi sinalizado, devemos sempre verificar se a origem deste erro é um parâmetro fiscal no sistema ou se foi originado na emissão do documento fiscal.

Corrigindo a raiz do problema, evitaremos novos erros similares no futuro. É um trabalho contínuo de verificação e correção para que possamos atingir um nível de excelência nas informações prestadas ao governo.