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Para que serve o relatório Curva ABC?



Hoje vamos explorar um relatório muito importante para a gestão de estoque e para a formatação da lista de compras, o relatório Curva ABC. E o que é exatamente isso? Também chamada de metodologia ABC, sistema ABC ou análise ABC. Basicamente, ela é um sistema de controle de estoque usado em materiais e gerenciamento de distribuição. A Curva ABC é utilizada em qualquer item que compõe o inventário de uma empresa.


Este relatório é derivado da Teoria de Pareto, que diz que 80% dos resultados deriva de apenas 20% das causas. Aplicando na realidade da empresa, significa que 80% do faturamento deriva da venda de apenas 20% do mix de produtos.


Estes 20% no relatório representam a categoria A dos produtos.Já a categoria B, pode ser considerada como os 30% do mix que representam 15% do faturamento e, finalmente, a categoria C, os 50% do mix que representam 5% do faturamento.


O relatório considera o código do produto, o preço de venda, a quantidade vendida, o valor total faturado do item no período selecionado e o percentual da quantidade vendida e do valor faturado em relação ao total.


Indexando a lista pela coluna quantidade vendida e classificando da maior para menor podemos visualizar facilmente as 3 categorias. Devemos ter foco total nos 20% dos itens mais vendidos, nunca deixando faltar na empresa e buscar sempre uma negociação melhor na compra para obter melhores resultados.


Nosso estoque físico deve ter uma estratégia especial para acondicionar estes itens principais da categoria A, facilitando o recebimento, conferência e reposição.

Devemos tentar maximizar as vendas dos itens da categoria B, analisando-os constantemente para verificar se algum deles subiu para a categoria A ou desceu para a categoria C.


E devemos tentar despertar maior interesse dos clientes pelos produtos da categoria C, buscando alça-los para a categoria B. A análise constante da categoria C é importante pois alguns destes itens podem estrategicamente serem usados para atrair a atenção dos clientes com boas promoções. E os que demonstrarem baixa performance, podem ser tirados de linha.


Com a constante análise deste relatório, podemos traçar políticas de compra mais agressivas para os produtos campeões de vendas, cálculo mais preciso do tamanho do espaço físico no estoque destinado a cada item, programação de entregas pelos fornecedores e a quantidade exata a ser pedida, evitando assim a falta do produto na empresa e o custo elevado de armazenagem.


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