Blog da Rede Software

Como anda o relacionamento com os seus fornecedores?



Com a pandemia do Coronavírus muitos negócios, principalmente pequenos tiveram seu relacionamento com fornecedores abalado de alguma forma. A dificuldade na realização de algum pagamento ou o não recebimento de algum produto sinaliza o que estamos falando. Nesse momento saber negociar com clareza é fundamental no enfrentamento da crise.

Por isso hoje trouxemos quatro dicas para você:

1-    O diálogo é o caminho

Ter uma conversa franca e transparente sobre a situação do seu negócio é fundamental.  Fale sobre até que ponto dá pra flexibilizar os pagamentos. Só assim você podem chegar a um acordo que é positivo para os dois lados.

2-busque novos fornecedores

 Nesse momento de pandemia, alguns fornecedores podem ter mudado a forma de operar ou até mesmo estão de portas fechadas. Para não complicar as sua vendas o ideal é saber do próprio fornecedor, a atual situação do mesmo, antes de buscar um novo parceiro. Caso não seja possível concretizar novas compras busque um ouro que consiga lhe atender.

3- Negocie

 

Se o seu maior problema é honrar os boletos com os seus fornecedores, primeiramente veja no seu planejamento, o que a sua empresa pode ou não abrir mão. Se o caixa realmente estiver no negativo, abra o jogo com os seus parceiros e comece a pleitear os pagamentos para quando o isolamento social estiver mais flexível. Tente fortalecer os laços e não fomente um clima de disputa com o fornecedor, pois com certeza, ele também pretende lhe manter como cliente. Informe-se o máximo possível sobre preços e prazos com outros fornecedores, para estar seguro da sua proposta.


4- Antecipe-se para fortalecer laços


Esse é um momento em que usar a inteligência emocional e estratégica para negociar é fundamental. Antecipe a renegociação antes mesmo do final do prazo de pagamento, ou antes mesmo de gerar uma dívida. Todos estão buscando a melhor forma de lidar com essa crise e por isso, geralmente estão abertos a negociar. Converse mais, proponha ideias, negocie condições.Tudo isso fortalece os laços.