Muita gente está apostando em lojas cheias na reabertura do
comércio, mas olhando para os paÃses que
saÃram há pouco da quarentena, vemos um outro movimento muito mais intenso: o
boom do e-commerce. Aqui no estado do Ceará, temos um planejamento de
reabertura das atividades pautada em quatro fases.
Para cada fase desse
planejamento, que dura 14 dias cada uma, há critérios que necessitam ser
atingidos para passar à fase seguinte. Entre esses critérios está a taxa decrescente de ocupação dos leitos de
Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinados a pacientes com
covid-19 e o número de óbitos pela doença.
Conversamos com alguns
clientes da Rede Software sobre como estão se preparando para essa reabertura e
como anda a gestão em tempos de pandemia.
Os protocolos de segurança
Proprietário da Livraria e
Papelaria Mensagem, Daniel Soares dá detalhes sobre os protocolos que serão
usados a partir da reabertura das suas duas papelarias, uma no Crato e outra em
Juazeiro do Norte:
Iremos lançar mão de todas
as recomendações exigidas pelo decreto
do governo do Estado, como uso obrigatório de máscara, álcool em gel
para nossos funcionários e clientes. Também faremos a desinfecção da loja duas
vezes ao dia e teremos apenas um funcionário por setor e só permitiremos a
entrada de três clientes por vez.
Explica Daniel.
Já Sandra Rolim, proprietária da boutique multimarcas que leva o seu nome, em Brejo Santo, conta que preparou
um protocolo especial, já que trabalha
com roupas, sapatos e acessórios. Para entrada da loja, providenciou um
totem dispenser de álcool em gel e usará um pano úmido com água sanitária.
Inicialmente,
atenderemos com hora marcada, uma
cliente por vez, mas caso alguma pessoa chegue à loja e já tenha outra em
atendimento, criamos um cantinho confortável para espera. Esclarece Rolim.
Sobre o cuidado com as roupas a serem provadas,
ela explica que, cada
peça que for para o provador será passada com ferro à vapor, e
as que a cliente não levar, serão
novamente passadas e higienizadas com um produto especial que não mancha a
roupa. As sacolas serão borrifadas com álcool 70%.
Já Roselia Alves, proprietária das multimarcas Mandala e Mandala masculina, também em Brejo Santo, conta que, além dos protocolos básicos, seus funcionários irão trabalhar em horários alternados, ficando somente um em cada horário. Quanto ao fluxo de clientes, pretende abrir para apenas dois clientes por vez, respeitando sempre o distanciamento.
Loja Mandala, em Brejo Santo.
Acho importante ficar atenta ao procedimento de higienização da maquineta de cartão cada vez que for usada. Alerta Roselia que enfatiza o isolamento dos provadores em sua loja:
O cliente vai comprar sem
provar mas claro tendo todo o direito de troca. As peças, ao voltarem para
loja,
serão higienizadas à vapor e ficarão
separadas por 24 horas e só depois voltam para as araras. Já fazÃamos esse
procedimento de higienização à vapor ao recebermos a mercadoria dos nossos
fornecedores e intensificaremos isso agora.
Desafios na gestão
Se tem algo que os gestores estão aprendendo
nessa pandemia é que o caminho das vendas on line não tem volta.
Investir no digital tem mostrado que é condição principal para enfrentar a
crise.
Nas nossas papelarias, no primeiro momento logo após o decreto de fechamento, paramos total. Demos férias aos funcionários e permanecemos trinta dias fechados. Já no segundo momento, voltamos a trabalhar e a vender usando ferramentas de redes sociais como whatsapp e Instagram, e assim fomos recuperando parte da venda, sobretudo com o sistema de delivery.
Atualmente, os planos são: Manter
e desenvolver mais as redes sociais e investir em outras ferramentas on line,
como site, blog, aplicativos e marketplace, que já estão em desenvolvimento.
Conta Daniel Soares, sobre os planos a curto prazo para o enfrentamento da
crise.
Decidida a investir cada vez
mais nas redes sociais e no comércio
eletrônico para fomentar suas vendas, Roselia Alves acredita que em breve a
loja será apenas um ponto de apoio e que as vendas acontecerão cada vez mais de
forma virtual.
Especialistas apostam que as
empresas que focarem e investirem mais nesse tipo de comércio conseguirão
manter os Ãndices de vendas mais elevados do que os que seguirem apostando
somente nas vendas presenciais.
Roselia Alves Sandra Rolim