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Os protocolos para a reabertura do comércio



COMERCIO

Muita gente está apostando em lojas cheias na reabertura do comércio,  mas olhando para os países que saíram há pouco da quarentena, vemos um outro movimento muito mais intenso: o boom do e-commerce. Aqui no estado do Ceará, temos um planejamento de reabertura das atividades pautada em quatro fases.

Para cada fase desse planejamento, que dura 14 dias cada uma, há critérios que necessitam ser atingidos para passar à fase seguinte. Entre esses critérios está a taxa  decrescente de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinados a pacientes com covid-19 e o número de óbitos pela doença.

Conversamos com alguns clientes da Rede Software sobre como estão se preparando para essa reabertura e como anda a gestão em tempos de pandemia. 

Os protocolos de segurança

Proprietário da Livraria e Papelaria Mensagem, Daniel Soares dá detalhes sobre os protocolos que serão usados a partir da reabertura das suas duas papelarias, uma no Crato e outra em Juazeiro do Norte: 

Iremos lançar mão de todas as recomendações exigidas pelo decreto  do governo do Estado, como uso obrigatório de máscara, álcool em gel para nossos funcionários e clientes. Também faremos a desinfecção da loja duas vezes ao dia e teremos apenas um funcionário por setor e só permitiremos a entrada de três clientes  por vez. Explica Daniel.

Já Sandra Rolim, proprietária da boutique multimarcas que leva o seu nome, em Brejo Santo, conta que preparou um protocolo especial,  já que trabalha com roupas, sapatos e acessórios. Para entrada da loja, providenciou um totem dispenser de álcool em gel e usará um pano úmido com água sanitária.

LOJa  totem

Inicialmente, atenderemos com hora marcada,  uma cliente por vez, mas caso alguma pessoa chegue à loja e já tenha outra em atendimento, criamos um cantinho confortável para espera. Esclarece Rolim.

 Sobre o cuidado com as roupas a serem provadas, ela explica que, cada  peça que for para o provador será passada com ferro à vapor, e as que a cliente não levar,  serão novamente passadas e higienizadas com um produto especial que não mancha a roupa. As sacolas serão borrifadas com álcool 70%.

Já Roselia Alves, proprietária das multimarcas Mandala e Mandala masculina, também em Brejo Santo, conta que, além dos protocolos básicos, seus funcionários irão trabalhar em horários alternados, ficando somente um em cada horário. Quanto ao fluxo de clientes, pretende abrir para apenas dois clientes por vez, respeitando sempre o distanciamento.

mandala

Loja Mandala, em Brejo Santo.

Acho importante ficar atenta ao procedimento de higienização da maquineta de cartão cada vez que for usada. Alerta Roselia que enfatiza o isolamento dos provadores em sua loja:

O cliente vai comprar sem provar mas claro tendo todo o direito de troca. As peças, ao voltarem para loja, serão  higienizadas à vapor e ficarão separadas por 24 horas e só depois voltam para as araras. Já fazíamos esse procedimento de higienização à vapor ao recebermos a mercadoria dos nossos fornecedores e intensificaremos isso agora. 

Desafios na gestão

Se  tem algo que os gestores estão aprendendo nessa pandemia é que o caminho das vendas on line não tem volta. Investir no digital tem mostrado que é condição principal para enfrentar a crise.

Nas nossas papelarias, no primeiro momento logo após o decreto de fechamento, paramos total. Demos férias aos funcionários e permanecemos trinta dias fechados.  Já no segundo momento, voltamos a trabalhar e a vender usando ferramentas de redes sociais como whatsapp e Instagram, e assim fomos recuperando parte da venda, sobretudo com o sistema de delivery.

Atualmente, os planos são: Manter e desenvolver mais as redes sociais e investir em outras ferramentas on line, como site, blog, aplicativos e marketplace, que já estão em desenvolvimento. Conta Daniel Soares, sobre os planos a curto prazo para o enfrentamento da crise.

Decidida a investir cada vez mais nas redes sociais  e no comércio eletrônico para fomentar suas vendas, Roselia Alves acredita que em breve a loja será apenas um ponto de apoio e que as vendas acontecerão cada vez mais de forma virtual.

Especialistas apostam que as empresas que focarem e investirem mais nesse tipo de comércio conseguirão manter os índices de vendas mais elevados do que os que seguirem apostando somente nas vendas presenciais.

 roselia               sandra

              Roselia Alves                                        Sandra Rolim