Por
que será que a cada dia que passa, mais ouvimos o termo novo normal Além de
estar no topo das buscas do Google, o termo tem gerado uma reflexão bastante
saudável sobre o que está por vir no mercado de trabalho e nas nossas vidas.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos,
pela consultoria Have Her Back, com profissionais norte americanos de empresas
de pequeno e médio porte, identificou como a crise do coronavirus tem impactado
vidas.
Entre vários dados apontou que 88% dos entrevistados disseram que as empresas que demonstraram o cuidado com os seus funcionários durante a pandemia, serão os melhores empregadores do futuro.
Já 87% disseram que mais pessoas
preferirão trabalhar remotamente e 81% afirmaram que os horários flexÃveis são
mais importantes.
A pesquisa mostra que talvez esteja nascendo uma nova geração de
responsabilidade social corporativa, na qual o olhar está mais para dentro e
foca no bem estar geral. O estudo também elucida que as formas de medir
equidade, diversidade e inclusão, assim como as ações para promovê-las serão reformuladas.
Já
aqui no Brasil, a Doutora e Mestre pela Universidade de São Paulo e Consultora
de Gestão de Conflitos, Maria Aparecida Rhein Schirato, faz uma reflexão mais
aprofundada acerca do tema em uma entrevista:
Temos ainda algum tempo, não há como prever exatamente quanto, de termos que apostar em um novo modelo de vida. Percebemos que não precisamos percorrer grandes distâncias ou enfrentar chuvas torrenciais para fazermos reuniões. Essa discussão sobre o novo normal está mostrando que é possÃvel uma nova forma de viver, com as vantagens de descobrirmos o valor da nossa própria casa, aprendermos a ser mais humildes e que não temos o controle de tudo?
Entrevista completa aqui.
Mais detalhes sobre a pesquisa da consultoria Have Her Back aqui