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Como fidelizar o novo consumidor?



Estamos vivenciando uma época de grandes incertezas, principalmente para quem vive do comércio de produtos ou serviços. Talvez quem mais sinta seja o pequeno e médio empreendedor que ainda não tenha investido em comércio eletrônico ou atendimentos on-line.

A pandemia trouxe além do isolamento, uma mudança talvez irreversível nos hábitos do consumidor. Estar atento e agir com rapidez são características fundamentais para o empresário que vai conseguir driblar essa crise global.

Seu marketing nao pode entrar em quarentena

Analise quais são as campanhas mais efetivas para esse momento. Caso você não se sinta capaz disso aposte numa assessoria digital que irá mapear aonde sua marca deve estar e aonde aparecer, além de orientar sobre ferramentas digitais a serem usadas a partir de agora, assim como parcerias apropriadas para essa situação.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas no e-commerce já registram uma alta de 30% na primeira quinzena de março. Se o seu canal de vendas digitais já existe, aposte financeiramente um pouco mais nele.

Invista em experiências para o Cliente


Tente criar experiências que conectem o consumidor. Tem pizzaria no interior de São Paulo, por exemplo escrevendo bilhetes carinhosos nas embalagens. Escrever mensagens à mão e enviar para sua lista de clientes falando sobre alguma novidade ou até mesmo um texto incentivador, pode ser interessante pois, pode gerar fotos em redes sociais dessas pessoas mostrando esse carinho recebido pela sua marca.

Ações das mais simples e efetivas até as mais sofisticadas, não importa, todas em sua maioria deve converger para um único propósito: Manter o cliente no centro de tudo. Quando o consumidor reconhece e valoriza essa experiência, sobretudo publicamente, é sinal de que estamos na trilha certa.

Comunicação humanizada


Toda forma de comunicação deve ser no sentido de gerar conexão com o consumidor. Mesmo se você não estiver vendendo tanto nesse momento, invista nessa conexão. No fim o cliente vai comprar de quem se conectou. O marketing de conteúdo é a bola da vez nessa quarentena. Aposte em vídeos educativos, de entretenimento, faça lives, busque parceiros para esse momento.

Proporcionando uma experiência de comunicação interessante e relevante, provavelmente teremos a fidelização desse consumidor.

Crie grupos virtuais


A criação de grupos vip em aplicativos como whatsapp e Telegram estão tendo uma ótima aceitação, já que por ali eles se mantém atualizados sobre tudo que envolve a sua marca, conteúdos relevantes, inclusive promoções. No Telegram dá para criar grupos com um número ilimitado de participantes.

Monitore a concorrência

Observe o que a sua concorrência tem feito nesse momento e tente fazer ainda melhor. Veja o que as empresas do seu ramo estão fazendo em outros países e se inspire. Escreva as ideias no papel, quanto mais ideias, melhor.

Passamos por um momento de flexibilização aonde a adaptação é a chave para um bom relacionamento tanto com o cliente, como com fornecedores e parceiros comerciais. Aprofunde seu estudo sobre esses temas e só assim conseguirá se diferenciar. Se ainda não começou, comece já!


Leia o artigo:   Não abandone o seu consumidor