Estamos vivenciando uma
época de grandes incertezas, principalmente para quem vive do comércio de
produtos ou serviços. Talvez quem mais sinta seja o pequeno e médio
empreendedor que ainda não tenha investido em comércio eletrônico ou
atendimentos on-line.
A pandemia trouxe além do isolamento, uma
mudança talvez irreversÃvel nos hábitos do consumidor. Estar atento e agir com
rapidez são caracterÃsticas fundamentais para o empresário que vai conseguir
driblar essa crise global.
Seu marketing nao pode entrar em quarentena
Analise quais são as
campanhas mais efetivas para esse momento. Caso você não se sinta capaz disso
aposte numa assessoria digital que irá mapear aonde sua marca deve estar
e aonde aparecer, além de orientar sobre ferramentas digitais a serem
usadas a partir de agora, assim como parcerias apropriadas para essa situação.
De acordo com a Associação Brasileira de
Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas no e-commerce já registram uma alta de 30% na primeira
quinzena de março. Se o seu canal de vendas digitais já existe, aposte
financeiramente um pouco mais nele.
Invista em experiências
para o Cliente
Tente criar experiências que conectem o
consumidor. Tem pizzaria no interior de São Paulo, por exemplo escrevendo
bilhetes carinhosos nas embalagens. Escrever mensagens à mão e enviar para sua
lista de clientes falando sobre alguma novidade ou até mesmo um texto
incentivador, pode ser interessante pois, pode gerar fotos em redes
sociais dessas pessoas mostrando esse carinho recebido pela sua marca.
Ações das mais simples e
efetivas até as mais sofisticadas, não importa, todas em sua maioria deve converger para um único propósito: Manter o cliente
no centro de tudo. Quando o consumidor reconhece e valoriza essa experiência,
sobretudo publicamente, é sinal de que estamos na trilha certa.
Comunicação humanizada
Toda forma de comunicação deve ser no sentido de
gerar conexão com o consumidor. Mesmo se você não estiver vendendo tanto nesse
momento, invista nessa conexão. No fim o cliente vai comprar de quem se
conectou. O marketing de conteúdo é a bola da vez nessa quarentena. Aposte em
vÃdeos educativos, de entretenimento, faça lives, busque parceiros para esse
momento.
Proporcionando uma experiência de comunicação
interessante e relevante, provavelmente teremos a fidelização desse consumidor.
Crie grupos virtuais
A criação de grupos vip em aplicativos
como whatsapp e Telegram estão tendo uma ótima aceitação, já que por ali
eles se mantém atualizados sobre tudo que envolve a sua marca, conteúdos
relevantes, inclusive promoções. No Telegram dá para criar grupos com um número ilimitado de
participantes.
Monitore a concorrência
Observe o que a sua concorrência tem feito nesse
momento e tente fazer ainda melhor. Veja o que as empresas do seu ramo
estão fazendo em outros paÃses e se inspire. Escreva as ideias no
papel, quanto mais ideias, melhor.
Passamos por um momento de flexibilização aonde
a adaptação é a chave para um bom relacionamento tanto com o cliente, como com
fornecedores e parceiros comerciais. Aprofunde seu estudo sobre esses temas e
só assim conseguirá se diferenciar. Se ainda não começou, comece já!
Leia o artigo: Não abandone o seu consumidor