Blog da Rede Software

Dar entrada em notas fiscais eletrônicas é complicado para você?




A legislação tributária brasileira é complexa e desafiadora. Com  o cruzamento eletrônico de informações feito pelo governo, é de suma importância para as empresas executarem as operações fiscais de forma perfeita, para que não sejam autuadas no futuro.

As entradas de notas fiscais eletrônicas são o ponto de partida para um controle fiscal eficiente. Dentro de uma nota, cada produto possui particularidades que devem ser tratadas.

Quando uma nota fiscal eletrônica é emitida em nome da sua empresa, automaticamente o Governo é informado. Portanto, se a empresa não der entrada e manifestar-se sobre a ciência da operação logo que recebe a mercadoria, será questionada depois pela Secretaria da Fazenda Estadual.

Os analistas fiscais, profissionais que executam a tarefa de entrada de nota, devem estar alinhados com a equipe da contabilidade que atende o seu negócio. O contador irá informar a tributação relativa ao segmento em que a empresa atua.

O porquê da dificuldade

A realidade é que dar entrada em notas fiscais eletrônicas ainda é uma dificuldade para muitos pequenos empresários. São diversos ítens e nomenclaturas a entender. Alguns não se interessam em aprender e terminam pagando para alguém fazer o serviço, outros nem se dedicam ao aprendizado e nem tem condições de pagar, e ainda pensam erroneamente ser esta tarefa do contador. 

Se você não tem um profissional para executar essa atividade para a sua empresa, não lhe resta outra alternativa a não ser aprender a executá-la. Cabe a sua empresa e ao analista fiscal estudar a fundo a legislação pertinente a cada produto que é comprado, já que é impossível o contador orientar todos os clientes sobre a infinidade de produtos comprados e a natureza fiscal de cada um deles. Essa é uma responsabilidade da sua empresa. Como a legislação brasileira muda constantemente, é preciso estudar e estar atento a todas as mudanças.  

Nomenclaturas como: CFOP, CST, CSOSN, MVA, carga líquida, base de cálculo, substituição tributária, redução de base de cálculo, FECOP, ICMS desonerado, fazem parte dos ítens a serem preenchidos na nota fiscal eletrônica. Você já conhece todos eles? Os clientes da Rede Software dispõem de uma plataforma digital onde são disponibilizados alguns tutoriais com passo a passo de como dar entrada nas notas.


Se você tem dificuldade, a Rede Software pode lhe ajudar, é só clicar AQUI para conhecer o nosso sistema. Temos as melhores soluções para o seu negócio.