Blog da Rede Software

Nordeste lidera vendas via e-commerce



Sem dúvida alguma, a pandemia de covid-19 provocou um pico nas compras online. O relatório da Ebit/Nielsen mostrou que, no Brasil, as vendas online cresceram 47% só no primeiro semestre, levando cerca de 7,3 milhões de novos consumidores às lojas virtuais. E dentre esse montante, a região Nordeste lidera a mais de quatro meses as vendas via e-commerce.


Na composição por região, ao avaliar o índice de vendas de agosto de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado, após o Nordeste, a configuração ficou da seguinte forma: Norte (74,90%), Sul (74,08%), Centro-Oeste (73,25%) e Sudeste (71,36%).


Mesmo com a retomada do varejo físico, o comércio eletrônico mantém a alta das vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Tal resultado só comprova a mudança de comportamento do consumidor brasileiro.


Vendas online no Nordeste


O MCC-ENET é o resultado de uma parceria formada entre o Compre & Confie e a camara-e.net. O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Ao comparar agosto ante julho, as vendas varejistas registram queda em todas regiões. O Nordeste, por sua vez,

apresentou o pior desempenho com baixa de (-12,41%), seguido por Norte (-10,16%), Sudeste (-8,82%), Centro-Oeste (-8,05%) e Sul (-7,49%).


Em contrapartida, no acumulado do ano, a região Nordeste registra a maior alta (82,70%), seguido por Sul (62,01%), Centro-Oeste (57,06%), Norte (54,76%) e, por último,o Sudeste com (51,37%).


Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie, que é a companhia, monitora vendas reais do varejo digital brasileiro, coleta 100% de vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.


Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites Mercado Livre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.