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Sua empresa defende os seus valores?



Com consumidores cada vez mais exigentes e conscientes, as empresas estão tendo que mudar a mentalidade da lucratividade e passar a defender causas importantes para sociedade. O uso do marketing social vem ganhando força a cada ano. Engana-se quem ainda pensa ser pequeno para usar essa ferramenta a favor do seu negócio.


Mas o que é marketing social?


O termo marketing social foi criado por Philip Kotler ainda na década de 70 e nada mais é do que usar todos os princípios do marketing tradicional para propagar ideias, atitudes, causas e comportamentos conscientes, focados no bem-estar coletivo. Influenciar de forma positiva a vida das pessoas – esse é um dos pilares de ações do marketing social.


Consumidores mais conscientes


O movimento de boicote às empresas com atitudes negativas fica a cada dia mais forte, enquanto negócios engajados com causas relevantes crescem.


Este tema tem ganhado notoriedade, mas também está levantando questões como: A empresa realmente defende a bandeira ou é somente para fazer bonito? Um marketing social é verdadeiro quando a causa defendida vira um manifesto daquilo que você, como empresário, acredita e defende. Usar apenas um “rótulo” de desenvolvimento social faz com que empresas sejam facilmente desmascaradas, já que os consumidores estão cada vez mais antenados. O apoio à causa deve ser genuína, pois quando um consumidor se conecta com a visão de mundo que a sua empresa defende, passa de cliente a influenciador da sua marca.


Uma empresa que investe em marketing social com uma bandeira verdadeira, além conectar os consumidores, é capaz de inspirar outras empresas a serem melhores nesse sentido.


Muito usado pelo terceiro setor e órgãos públicos, o marketing social passa a ter relevância ainda maior num tempo em que praticamente todas as informações sobre um produto estão nos nossos celulares. Ele é peça chave para trazer a diferenciação ao seu negócio, pois impulsiona vendas através da conexão do consumidor com a marca mesmo não tendo ações direcionadas para vendas.

A pesquisa “Rumo à sociedade do Bem–Estar”, feita pela Akaku, mostrou que 50% dos brasileiros já valorizam a participação social das empresas na hora de consumir.


Em épocas de pandemia, muitos princípios são revisitados e é hora de ajustar os seus valores com os da sua marca, já que a responsabilidade social passa a ser enxergada não só como obrigatória, mas como um verdadeiro diferencial competitivo.


Para quem deseja entender mais e até montar uma estratégia básica, há um e-book grátis da Rockcontent no link. Boa leitura e ótimas ideias!