Blog da Rede Software

Mantenha a calma sob pressão



Com prazos apertados, vários projetos, o crescimento da complexidade dos negócios e uma miríade de outras razões, o estresse e a pressão podem se acumular rapidamente. Independente do seu cargo, há várias oportunidades para o estresse ir aparecendo aos poucos—ou chegar com tudo. Ainda assim, ele não tem que controlar a sua criatividade, produtividade e saúde. Na verdade, a sua capacidade de ficar calmo influencia diretamente o seu foco e o seu desempenho. Com isso em mente, há vários jeitos de ficar tranquilo quando a pressão começar a aumentar.

Defina as prioridades do seu dia

Quando os projetos começam a se acumular, é importante definir suas prioridades e o que é realmente importante–no dia e na semana. Isso quer dizer que você precisa ter uma visão clara do que você precisa entregar e dos prazos de cada projeto, além da sua função em conseguir realizar cada um com sucesso. Escreva uma lista de coisas para fazer, para que você possa facilmente acompanhar cada detalhe, o que ajuda você a definir prioridades e a tomar decisões com mais eficiência. Também é importante distinguir emergências reais das coisas que podem esperar, para você conseguir maximizar seu tempo.

Minimize as interrupções

É raro ter períodos ininterruptos de tempo para realmente manter o foco, pois emails, telefonemas, visitas-surpresa e outras interrupções aparecem de quando em quando. Você pode não ter controle sobre seus colegas enviando emails ou parando para conversar, mas você tem capacidade de gerenciar as suas responsabilidades. Você pode dar atenção imediata às interrupções ou deixá-las para mais tarde. Por exemplo, se você receber um email que não seja crítico, separe 15 minutos para responder a esse e a outros emails, depois. Ou, se aparecer um colega, veja de que informação ele precisa e responda rapidamente. No final, não se trata de eliminar as interrupções—é sobre como você lida com elas, quando você precisa se concentrar.

Assuma o controle

Frequentemente, os níveis de estresse aumentam quando as situações fogem do seu controle. A confiança e a concentração podem oscilar, nessas horas, afetando a produtividade. Uma boa solução é identificar as situações que você pode controlar e as que você não pode. Depois, concentre-se nas tarefas que você pode controlar, da melhor maneira possível. Também é importante perceber que algumas situações não estão nas suas mãos, como uma nova solicitação que chega de surpresa no final do dia ou um supervisor que tem que reagendar uma reunião. Mesmo nesses momentos, procure oportunidades para ser mais proativo do que reativo.

Coma, beba e durma bem

Quando as coisas ficam muito corridas, há muitas coisas pessoais que você pode fazer, para melhorar o seu bem-estar. Isso inclui o que você come e bebe, além do quanto você dorme. Consumir muito café ou cafeína pode aumentar os níveis de ansiedade, ao mesmo tempo que beber bastante água pode ajudar a manter você hidratado e funcionando em alto nível. O mesmo se aplica à comida, pois refeições mais saudáveis irão manter você mais energizado. E, se você não está dormindo bem o suficiente, você pode não se sentir recuperado o suficiente para enfrentar outro dia. Durante os dias e semanas mais cheios, não exagere com certas comidas ou não fique acordado até muito tarde, para que o seu corpo tenha os benefícios mentais e físicos de que precisa. Quando a sua sensação de bem-estar for alta, seu foco será, também.

Lembre-se de relaxar

Sempre haverá momentos em que você vai se sentir sobrecarregado, frustrado ou tenso. Nessas horas, é muito útil clarear a mente, respirando fundo por alguns minutos. Devagar, respire fundo e expire—e faça isso várias vezes. Você deverá se sentir mais calmo após alguns minutos. Além dos exercícios de respiração, você também pode fazer uma pequena caminhada em ambiente externo, para clarear a mente. Quando você estiver superocupado, separe um tempo, durante o dia, para pequenas caminhadas. Pense nesses momentos como um período de recuperação, quando você se livra do estresse e reorganiza o foco. As atividades físicas podem ajudar você a relaxar, e a atividade mental de ouvir música tem o mesmo efeito. Uma lista de reprodução com suas músicas favoritas pode ajudar você a se concentrar, reduzir o estresse e ficar mais feliz.

Estabeleça limites

Com a tecnologia nos mantendo conectados 24 horas por dia, você pode sentir a necessidade de ser produtivo e responsivo o dia inteiro. Mas, só porque você está atarefado no trabalho, isso não quer dizer que você tenha que sacrificar o seu tempo pessoal. Uma das principais coisas a se fazer para lidar com a pressão é criar um limite entre a vida profissional e a vida pessoal. Por exemplo, evite ver os emails quando estiver em casa; em vez disso, deixe seu corpo e sua mente terem o descanso de que precisam. Criar um limite claro pode ajudar a eliminar ou, pelo menos, a reduzir conflitos e o estresse que os acompanha.

Lide com o momento

Infelizmente, a pressão e o estresse são praticamente inevitáveis. Eles podem durar por algumas horas ou por uma semana inteira. No final, entretanto, não se trata tanto de se a pressão vai aparecer, mas de como você vai responder a ela. Seja organizado, lembre-se de cuidar direito do seu corpo e da sua mente e saiba quando se desligar completamente do trabalho—e, em breve, você estará mais tranquilo em cada novo desafio.

Fonte: HP Technology at Work