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Como fazer uma lista de reposição de produtos assertiva



De que forma sua empresa faz a lista de reposição de produtos para o departamento de compras? Muitas fazem a reposição de produtos de forma intuitiva, através da observação dos espaços vazios nas gôndolas e no conhecimento dos colaboradores.

Quando o mix de produtos não é muito grande, esta estratégia até consegue atender as necessidades, mas quando o mix de produtos atinge uma quantidade maior, podemos falhar se confiarmos apenas neste método.

Usar um sistema de gestão que possui relatório de compras ajuda de forma muito consistente no controle do estoque.  Existem alguns relatórios de gestão estratégicos para criar uma lista de reposição de produtos assertiva e o nosso sistema SGCI dispõe de relatórios desse tipo. Podemos destacar os relatórios: curva ABC, lucratividade de produtos e sugestão de compra. 

O mais famoso relatório é a curva ABC de produtos, que ilustra os produtos mais vendidos da empresa. Os produtos que têm maior representativa são classificados como produtos da curva A, os de retorno médio como produtos da curva B, e os demais produtos compõem a curva C.  Mas somente o relatório da curva ABC não será suficiente, pois indica apenas os mais vendidos.

O relatório de lucratividade por produto traz a informação do lucro por produto. Assim fica fácil apurar quais itens deixam mais lucro para empresa e os que deixam pouco lucro e exigem alto giro para valer a pena serem comercializados.

Existe ainda o relatório de sugestão de compra. Esse relatório sugere a quantidade a ser comprada de duas formas: baseado no estoque mínimo informado no cadastro do produto ou baseado na quantidade média vendida (venda média). A sugestão de compra baseada no estoque mínimo mostra os produtos que estão com estoque atual menor que o estoque mínimo definido e exibe a quantidade que falta para atingir esse estoque mínimo, sem considerar se o produto movimentou ou não. Já o relatório baseado na venda média contabiliza apenas os produtos vendidos no período informado, exibindo a quantidade necessária para repor o estoque com base na venda média diária e no intervalo de compras (quantos dias de hoje até a próxima compra). A importância deste relatório é acertar em cheio a quantidade a ser reposta, sem faltar nem sobrar muito, além de detectar se houve alguma venda pontual de um item que não tem uma média boa de venda e pode ser tirado de linha.

Através destes relatórios, teremos informações suficientes para elaborar uma lista de qualidade, evitando investir muito em produtos com pouco giro, e evitando pedir quantidades acima do que a empresa consegue comercializar.

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