Blog da Rede Software

O futuro nas nuvens



Já imaginou um trânsito de entregadores drones pelos céus das cidades brasileiras? Isso não é ficção científica. Programado para iniciar ainda este ano, a Anac acabou de aprovar a experiência que o Ifood fará em Campinas, São Paulo. Em outubro deste ano, o iFood dará início aos testes com drones para entregas. O objetivo é reduzir ainda mais o tempo das entregas e agregar valor com esse diferencial.

Como acontecerá

Segundo o iFood, ?o drone ainda não fará entregas na janela dos clientes. A ideia é que ele complemente a operação dos modais tradicionais.? Durante a primeira fase desta operação, os drones servirão de complemento às entregas, fazendo a saída da mercadoria da praça de alimentação do Shopping Iguatemi Campinas ao iFood Hub. Essa rota de 400 metros, em média, é percorrida em doze minutos à pé e deve diminuir para 1 minuto com o uso dos drones. Deste ponto à casa dos clientes, as entregas serão finalizadas por entregadores pelos meios tradicionais.

Em julho, as empresas Speedbird Aero e a AL Drones, responsáveis pelos drones que serão usados, promoveram os  ensaios finais de certificação do projeto em São José dos Campos, com a participação da Anac. Esse processo levou onze meses para ser finalizado.

O Drone

Sobre o drone, o dispositivo da Speedbird Aero tem tecnologia brasileira e foi especialmente desenvolvido para transporte de carga. Ele comporta até 2 kg, voa a 40 km/h e alcança alturas de até 60m, o equivalente a um prédio de 20 andares. Além de contar com isolamento térmico que promete manter a temperatura dos alimentos.


?Esse foi um importante passo para construir um projeto seguro, eficiente e economicamente sustentável junto aos nossos parceiros e órgãos responsáveis. Essa é uma etapa muito significativa para a evolução do uso comercial de drones. Nosso objetivo primário é utilizar o drone para trazer mais eficiência para a operação logística. Estamos confiantes na evolução que o uso desse modal combinado à inteligência artificial pode trazer para a empresa?, disse Roberto Gandolfo, vice-presidente de logística do iFood, em nota.
 

Com informações: Meio e Mensagem, Tech Tudo e Folha de São Paulo

link Tech Tudo: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/08/ifood-anuncia-servico-de-entrega-a-domicilio-por-drones-no-brasil.ghtml

link Folha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/ifood-recebe-aval-da-anac-para-operacao-com-drones.shtml

link Meio e Mensagem: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/08/12/ifood-inicia-testes-para-realizar-entregas-por-drones.html