Blog da Rede Software

Como a conciliação de cartões de crédito e débito pode ajudar a sua empresa



Atualmente, quase todas as empresas utilizam o cartão de crédito e débito como forma de pagamento. É uma forma extremamente segura e ágil tanto para o consumidor quanto para a empresa que vende.

A operadora de cartão concede crédito para o consumidor através de uma análise e define um limite para ser utilizado. Já as empresas pagam taxas para as operadoras garantirem o recebimento das vendas aprovadas.

As vendas no débito geralmente entram na conta bancária da empresa entre um e dois dias úteis. Já nas vendas a crédito, as parcelas são creditadas para a empresa a cada trinta dias. Portanto, a empresa precisa controlar o recebimento de todas as parcelas: valores da venda, taxas negociadas e datas para crédito.

Os créditos são feitos em uma única conta bancária, somando todos os valores de uma mesma operadora (adquirente), descontando as taxas cobradas: aluguel de maquineta, taxas de transações, taxa de conectividade, etc. Dentro de uma única data, podemos ter inúmeros lançamentos de crédito que aparecem no extrato bancário como um único valor.

A conciliação de cartões controla com precisão todo o recebimento, levando em conta todas as variáveis citadas acima. Verifica o total a ser creditado por operadora, por bandeira e modalidade (crédito ou débito). Com isso, o gestor pode confrontar esse valor com o valor que foi realmente creditado na conta bancária. Quando os valores se alinham de forma perfeita, as transações devem ser conciliadas no sistema, alimentando assim os relatórios de recebimento. Na conciliação, é possível conferir se não há contradição entre os valores pagos, prazos estabelecidos e descontos cobrados. Assim, a empresa pode detectar desde inconsistências contábeis e defeitos operacionais até fraudes.

A Rede Software criou o sistema de gestão SGCI e vem ano após ano atualizando suas ferramentas de acordo com as demandas do mercado. Hoje, o nosso sistema já dispõe também desse ítem conciliação de cartões. Para conhecer mais esse produto, clique aqui.